Dólar Hoje Euro Hoje Ouro Hoje Bitcoin Hoje
Compartilhar:

O Presídio de Alfenas, no Sul de Minas, inaugurou nesta terça-feira (22/07) um novo pavilhão exclusivo para detentos do sexo masculino. A nova estrutura tem capacidade para 306 presos, elevando o total de vagas da unidade para 502 – um aumento de quase 160% em relação à capacidade anterior, que era de 196.

A ampliação coincide com a desativação oficial do Presídio de Machado, também no Sul de Minas. Com a medida, 90 detentos foram transferidos para a unidade de Alfenas. A mudança integra uma estratégia de reestruturação do sistema prisional coordenada pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O novo pavilhão conta com duas alas, 37 celas com beliches, duas celas adaptadas para pessoas com deficiência, além de áreas destinadas à visita íntima, pátios para banho de sol e visitação, e salas multiuso. A estrutura também inclui corredores centrais fechados, passarelas elevadas para monitoramento, e um sistema que permite o deslocamento interno dos detentos sem contato físico direto com os policiais penais.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, o novo modelo de construção busca oferecer não apenas melhores condições logísticas, mas também mais segurança e dignidade. “Estamos inaugurando um anexo que reafirma o propósito do Governo de Minas. Ele garante dignidade no cumprimento da pena e amplia a segurança para servidores e visitantes”, afirmou.

O investimento total na obra foi superior a R$ 16 milhões, com recursos do Estado e da União. A ampliação foi realizada por meio de uma parceria entre a Sejusp e a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

O diretor-geral do Presídio de Alfenas, Marco Aurélio Bispo Silva, também destacou a importância da entrega. “Esse novo espaço representa um avanço significativo para o sistema prisional mineiro. Demonstra o compromisso com a segurança da sociedade e das equipes que atuam nas unidades prisionais, além de garantir mais dignidade aos detentos”, declarou.

Com a inauguração, Alfenas passa a abrigar um dos maiores complexos prisionais da região, dentro de uma proposta moderna de gestão e infraestrutura do sistema penitenciário mineiro.

Fotos: Internet


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *