A Polícia Civil de Minas Gerais prendeu nesta quarta-feira(09/07) no bairro São Geraldo em Pouso Alegre-MG, um homem de 42 anos apontado como um dos principais integrantes e suspeito de ser o líder operacional de uma organização criminosa especializada em fraudes envolvendo a compra de máquinas agrícolas de alto valor. A operação, deflagrada pelas delegacias de Crimes Rurais de Alfenas e Delegacia Especializada em Investigação e Repressão a Crimes Rurais (DEPATRI), teve como objetivo desarticular o grupo responsável por golpes milionários contra empresas do setor agroindustrial.

Durante a ação, autorizada pela Justiça após representação da Polícia Civil e parecer favorável do Ministério Público de Minas Gerais, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e mandados de prisão cautelar em municípios do Sul de Minas, como Pouso Alegre, Bueno Brandão e Bom Repouso.
Em Alfenas-MG a Polícia Civil recuperou uma colhedora de café avaliada em 1 milhão de reais.

Segundo as investigações, a quadrilha atuava de forma estruturada: utilizava documentos falsificados e cheques sem fundos, emitidos em nome de terceiros de boa-fé, para adquirir maquinário agrícola. A entrega dos bens ocorria de forma fracionada, até que estivessem todos sob o controle do grupo. Os pagamentos, no entanto, jamais eram realizados, caracterizando uma fraude sofisticada e de grande impacto financeiro.

Com a prisão do líder, que tinha dois mandados de prisão em aberto, os investigadores também localizaram e apreenderam cerca de R$ 5 milhões em máquinas agrícolas, que estavam distribuídas em propriedades rurais e locais de armazenamento vinculados ao esquema.
Além das prisões e apreensões, a Justiça determinou o bloqueio de ativos financeiros dos investigados, com o objetivo de ressarcir os prejuízos causados às vítimas.
As investigações continuam para identificar outros integrantes da quadrilha, aprofundar a dinâmica criminosa e capturar alvos foragidos. A Polícia Civil de Minas Gerais reafirma seu compromisso com o combate qualificado aos crimes que afetam o meio rural e toda a cadeia produtiva do agronegócio.












