Dólar Hoje Euro Hoje Ouro Hoje Bitcoin Hoje
Compartilhar:

Alfenas (MG) – Na manhã da última quinta-feira (27/11), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) realizou, simultaneamente em todo o estado, a exibição oficial do documentário comemorativo pelos 250 anos de fundação da corporação. A produção audiovisual integra o calendário das celebrações da instituição, que adotou como lema do jubileu: “A força do povo mineiro, presença que protege”.

Em Alfenas, a solenidade aconteceu no auditório da Universidade Federal de Alfenas (Unifal), onde o Comandante do 64º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Gláucio Damasceno Gomes Sigaud Caetano, reuniu grande parte do efetivo para assistir ao documentário. támbem estiveram presentes o Vice Prefeito Eliacim do Carmo Lourenço, o Presidente do Consepa Osmar da Silva Bastos, o 1º secretário do Consepa Carlos Alberto Nascimento e o Funcionário do Consepa Lucas Eduardo e representando a GCM de Alfenas o GCM Marcelo.

O encontro foi marcado por emoção e reflexão, trazendo à memória dos militares presentes momentos importantes vividos ao longo da carreira e relembrando a trajetória histórica da corporação

Uma história iniciada em 1775

O documentário resgata a origem da Polícia Militar de Minas Gerais, que surgiu em 1775 como Regimento Regular de Cavalaria de Minas, reconhecido hoje como a instituição policial mais antiga do país. Entre seus primeiros integrantes esteve o Alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira e símbolo da ética e da bravura militar.

A produção também evidencia a evolução da corporação ao longo dos séculos, mostrando sua modernização, avanços tecnológicos, capacitação profissional e a expansão das modalidades de policiamento. A PMMG é atualmente considerada referência nacional e internacional pela atuação integrada, eficiência operacional e proximidade com a comunidade.

Tradição, compromisso e presença protetora

Ao longo de 250 anos, milhares de homens e mulheres dedicaram e dedicam suas vidas à missão de servir, proteger e defender a sociedade mineira, exercendo diariamente um trabalho marcado por coragem, disciplina e espírito público. A obra destaca ainda que, para a corporação, “o verdadeiro ouro está no povo”, reforçando o caráter comunitário e humano que sempre guiou a história da Polícia Militar.

Em Alfenas e em todo o estado, os militares tiveram a oportunidade de relembrar essa trajetória e celebrar o legado construído ao longo de um quarto de milênio. O vídeo também apresenta relatos inspiradores de profissionais que fazem da farda um compromisso diário com a paz social e o bem-estar coletivo.


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *