Alfenas (MG) – Na madrugada deste domingo (08/02), uma mega operação conjunta realizada pelo 64º Batalhão da Polícia Militar e pelos comissionários do Juizado da Infância e Juventude trouxe alívio e sossego aos moradores do bairro Vila Teixeira e das imediações do trevo de Alfenas, região da Avenida José Paulino da Costa, que há meses vinham sofrendo com constantes episódios de desordem, perturbação do sossego e violência.
De acordo com relatos de moradores, durante a semana o local costuma ser tranquilo, porém, aos finais de semana, a situação se tornava insustentável. Disputa de som automotivo em volume excessivo, motocicletas com escapamentos adulterados, manobras perigosas, consumo e possível comércio de drogas, além de brigas e discussões frequentes, transformavam o trevo em um verdadeiro cenário de caos. Inclusive, recentemente, um homem chegou a ser agredido e alvejado por disparos de arma de fogo, aumentando ainda mais o sentimento de insegurança na região.

Diante das inúmeras denúncias recebidas pela Polícia Militar, principalmente envolvendo a movimentação em frente e nas dependências da lanchonete Varanda, local frequentemente frequentado por menores de idade, foi desencadeada uma operação de grande porte, com o objetivo de restabelecer a ordem pública e garantir o sossego da população.
A ação contou com todas as viaturas disponíveis no turno, incluindo equipes de Rádio Patrulha (RP), Tático Móvel (TM), GEPMOR, além do apoio fundamental dos comissionários do Juizado de Menores. Segundo apurado, os militares chegaram ao local preparados para lidar com uma situação de alto risco, tendo em vista o histórico recente de violência.

Durante as abordagens realizadas na parte externa do estabelecimento, os policiais obtiveram êxito na apreensão de um menor envolvido com o tráfico de drogas e na prisão de um indivíduo maior de idade que portava maconha. Já no interior do local, foram realizadas buscas pessoais nos frequentadores, sendo constatada a presença de diversos menores desacompanhados, em desacordo com a legislação vigente.
Diante dos fatos, os comissionários do Juizado da Infância e Juventude lavraram as autuações cabíveis e irão confeccionar relatório detalhado, responsabilizando o proprietário do estabelecimento por permitir a permanência de menores no local. O documento será encaminhado ao Ministério Público, sob responsabilidade do promotor Dr. Marcelo, da Vara da Infância e Juventude.

Ainda conforme apurado pelo Conexão Alfenas, havia indícios de consumo de bebidas alcoólicas por menores dentro do estabelecimento. No entanto, como não foi constatado flagrante do proprietário ou de funcionários fornecendo as bebidas, ele não foi conduzido à Delegacia. Mesmo assim, a situação será devidamente registrada no relatório do Juizado.
Durante as buscas, os militares localizaram vidros contendo substância com características de “loló”, além de um bastão de madeira envolto em fio de arame farpado, objeto que poderia ser utilizado como arma. Questionado, o proprietário apresentou um alvará de funcionamento válido até 00h00, não constando autorização para utilização de som mecânico. Apesar disso, havia no local uma caixa de som de grande potência, que foi apreendida pela Polícia Militar.

No decorrer da operação, parte dos frequentadores que deixava o estabelecimento passou a hostilizar o trabalho da PM e dos comissionários, arremessando pedras e garrafas contra os militares, chegando a danificar uma viatura policial. Diante da agressividade e para garantir a segurança das equipes, foi necessário o uso de granadas de gás lacrimogêneo e disparos de munição de borracha, com o objetivo de dispersar os envolvidos. Nenhum militar ficou ferido.
Para finalizar a operação, um indivíduo foi abordado conduzindo uma motocicleta em situação irregular, que acabou sendo apreendida. Todos os envolvidos e os materiais apreendido, juntamente com a motocicleta, foram conduzidos a Delegacia de Polícia de Alfenas para serem tomadas as medidas cabíveis
A Polícia Militar reforça a importância da participação da população, incentivando que denúncias sejam feitas pelos telefones 190 ou 181 (Disque Denúncia), com garantia total de anonimato. A corporação também destacou que operações como essa serão constantes, reafirmando o compromisso com a segurança, a ordem pública e o bem-estar dos moradores da região.
Ao final, a ação foi considerada um sucesso, marcando mais um importante trabalho integrado entre a Polícia Militar e o Juizado da Infância e Juventude em prol da paz social em Alfenas.












