Alfenas (MG) – Uma explosão ocorrida durante uma confraternização deixou três mulheres feridas na tarde deste sábado (20/12), no bairro Jardim Panorama, em Alfenas, no Sul de Minas. O acidente mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu por volta das 18h25, por meio do telefone de emergência 193, após a informação de que havia vítimas com queimaduras no local. Segundo relatos de testemunhas, o acidente aconteceu no momento em que uma mulher tentava acender um réchaud utilizado para a cocção de alimentos, fazendo uso de álcool como acelerante. No instante do acendimento, houve uma explosão repentina, atingindo três mulheres que estavam próximas ao equipamento.

Ao chegarem ao local, as equipes de resgate encontraram as vítimas conscientes, porém com queimaduras de diferentes gravidades. Uma das mulheres apresentou queimaduras em aproximadamente 60% do corpo, enquanto outra sofreu lesões na região da cintura e das pernas. A terceira vítima, que atuava como cozinheira durante a confraternização, teve queimaduras na mão.
Imediatamente, os militares iniciaram os procedimentos de primeiros socorros, realizando a avaliação primária das vítimas, resfriamento das áreas queimadas, aplicação de curativos e estabilização clínica. Após o atendimento inicial, as três mulheres foram encaminhadas ao Hospital Alzira Velano, onde receberam atendimento médico especializado.

Além do socorro às vítimas, o Corpo de Bombeiros realizou a avaliação de riscos no local, executou trabalhos de rescaldo e prestou orientações de segurança aos presentes, com o objetivo de prevenir novos acidentes.
Em nota, o Corpo de Bombeiros reforçou que, nesta época do ano, é comum o aumento de confraternizações e alertou para os riscos no manuseio de equipamentos que utilizam fogo, como churrasqueiras, fogões e réchauds. A corporação orienta que o uso de álcool ou líquidos inflamáveis para acender esses equipamentos deve ser evitado, pois qualquer descuido pode resultar em acidentes graves e colocar várias vidas em risco.
As circunstâncias do ocorrido serão apuradas pelas autoridades competentes.












