Dólar Hoje Euro Hoje Ouro Hoje Bitcoin Hoje
Compartilhar:

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) emitiu um alerta à população mineira sobre golpes que vêm sendo praticados por indivíduos que se passam por representantes da Corporação. As fraudes mais comuns envolvem mensagens via redes sociais, e-mails ou até mesmo ligações em que os golpista se passam por bombeiros e informam sobre denúncias e tentando agendar vistorias em estabelecimentos comerciais, além da criação de falsas escolas com os nomes de “Bombeiro Mirim” ou “Bombeiro Aprendiz”.

🔴 Falsas vistorias e fiscalizações.
Criminosos estão se apresentando como bombeiros militares para realizar supostas inspeções em comércios e residências. Em muitos casos, eles exigem pagamentos imediatos para emissão de laudos ou regularizações inexistentes. O CBMMG reforça que nenhum serviço de vistoria ou fiscalização é cobrado diretamente em dinheiro ou no local da inspeção, e que todos os procedimentos oficiais são previamente agendados e devidamente documentados.

🔴 Falsas escolas de “Bombeiro Mirim” ou “Bombeiro Aprendiz”
Outro golpe frequente é a de instituições falsas que oferecem cursos pagos de “bombeiro mirim” e “bombeiro aprendiz” que oferece a oferta de vagas em supostos programas educacionais voltados para crianças e adolescentes, utilizando nomes semelhantes aos projetos sociais legítimos do CBMMG. Os golpistas cobram taxas de matrícula, prometem certificações falsas, vendem apostilas e uniformes e depois que recebem o valor cobrado, desaparecem. A Corporação informa que qualquer iniciativa oficial é divulgada exclusivamente pelos canais oficiais e jamais exige pagamento antecipado sem prévia comunicação institucional.

📣 Atenção, população!
O CBMMG orienta que, diante de qualquer abordagem suspeita, o cidadão não forneça dados pessoais, não realize pagamentos e entre em contato imediatamente com a Corporação por meio dos canais oficiais ou disque 193 Corpo de Bombeiros e 190 Polícia Militar, para relatar o ocorrido. A população também pode verificar a autenticidade de qualquer ação por meio do site oficial: www.bombeiros.mg.gov.br.

A segurança começa com a informação. Denuncie e compartilhe este alerta!


Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *